Bill Ford, o chefe de motor da empresa Ford, previu que os motoristas não terão mais que conduzir carros no futuro, com a ascensão do carro autônomo. E isso pode começar a acontecer dentro de uma década.
O anúncio foi feito em uma conferência internacional, Mobile World Congress, em Barcelona.
Ford disse que os carros informatizados podem estar na estrada tão cedo quanto em 2017, com funções que ajudarão as estradas a lidar com o aumento do número de automóveis de um a quatro bilhões até 2050.
Os carros do futuro serão capazes de se comunicar uns com os outros para um uso mais eficiente da estrada, além de alertar os motoristas de acidentes à frente e realizar estacionamento como um manobrista. A visão de Ford é dividida em três fases. A curto prazo, ou dentro de sete anos, ele disse que os carros teriam sistemas de alerta e funções de piloto automático de condução no trânsito lento.
Entre 2017 e 2025, Ford previu carros semiautônomos com uma maior interação entre os carros, e, para além de 2025, ele disse que esperava ver veículos totalmente autônomos.
“Os carros estão se tornando plataformas de comunicações móveis. Agora, há um bilhão de dispositivos de computação na forma de veículos individuais em nossas estradas. Eles são amplamente desconectados um do outro e da rede. Nós vamos cada vez mais tirar proveito do carro como um conjunto de rolamento de sensores para reduzir os congestionamentos e evitar acidentes”, disse Ford.
Ele também comentou que está confiante que veremos muitos destes avanços na estrada no período intercalar entre 2017 e 2025, porque as versões iniciais já estão sendo projetadas, e na maioria dos casos, testadas.
Por exemplo, na próxima semana em Genebra Motor Show, a Ford irá lançar seu carro da família B-Max, que possui tecnologia para alertar e serviços de emergência em um acidente. Ele estará à venda no Reino Unido em setembro.[Telegraph]

fonte
hypescience