ford-cmax-energi-concept
As ruas e estradas do futuro poderão ser decoradas com carros diferentes, com um “chapéu” negro, retangular e quadriculado instalado no teto do veículo. A norte-americana Ford está apresentando, neste início de ano, um modelo equipado com um painel fotovoltaico no teto. É um carro elétrico como qualquer outro, com a diferença que pode andar longos períodos de tempo sem precisar nem chegar perto de uma tomada.
A novidade, que exibida em Las Vegas, nos EUA, de 7 a 10 de janeiro, pode rodar quase 34 km com a carga cheia, que levaria quatro horas para ser preenchida na forma “tradicional”, plugada a uma fonte de energia.
ford-cmax-energi-concept-1
O painel solar acoplado ao carro é inteligente, segundo a propaganda. Graças a um sistema de lentes, o equipamento acompanha o movimento dos raios solares ao longo do dia, em relação à posição do carro, para garantir o máximo aproveitamento da energia recebida. O automóvel foi desenvolvido em parceria com um instituto de tecnologia e uma empresa especializada no assunto.
ford-cmax-energi-concept-2
O carro segue sendo híbrido, já que pode ser carregado à moda antiga em dias nebulosos. Os engenheiros projetam, contudo, que até 75% da movimentação do carro poderá ser originada exclusivamente da fonte solar graças à nova técnica. Se o tempo estiver bom, segundo a Ford, o aproveitamento solar dá conta do recado.
Ainda não há prazo para o Ford C-MAX Solar Energi Concept chegar ao mercado, mas a empresa parece estar investindo alto em tecnologias alternativas. De acordo com o comunicado da companhia, eles esperam vender, neste ano, 85 mil carros híbridos a mais do que em 2013. [BBC / Gizmag / Ford]
ford-cmax-energi-concept-7
fonte